Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Introdução e dúvidas
29/2/2012, 17:57 por xXThexSlashXx

» Aula 1 - Seleção
13/10/2011, 09:26 por nfidalgo

» Aula 0 - Introdução
28/9/2011, 17:14 por Caio_Gaucho

» Grupo no MSN
27/9/2011, 00:07 por Caio_Gaucho

» Inscrições
26/9/2011, 23:52 por Caio_Gaucho

» Programas Essenciais
24/9/2011, 15:35 por Caio_Gaucho

Contador de Visitas

free counters

Estatísticas

Os nossos membros postaram um total de 38518 mensagens em 1810 assuntos

Temos 1373 usuários registrados

O último usuário registrado atende pelo nome de Fábio Rito

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

    Aula 1 - Seleção

    Compartilhe
    avatar
    Caio_Gaucho
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 317

    Aula 1 - Seleção

    Mensagem por Caio_Gaucho em 11/10/2011, 17:07



    A seleção é um dos recursos mais importantes quando se trabalha com o Photoshop. Ele permite edições parciais, apenas às partes selecionadas da imagem ou ao inverso dessa parte selecionada. Existem várias formas de seleção, desde as mais simples como quadrados e círculos até a seleções customizadas, que podem selecionar partes específicas de imagens a serem editadas. Um excelente exemplo disso são as fotos de vários jogadores que podemos ver no fórum que possuem camisas diferentes daquelas que deveriam ser, são edições realizadas com seleção sobre a camisa do jogador. Para entender o exemplo, visualizem essas duas edições minhas.

    https://i.imgur.com/W2Cp3.png
    https://i.imgur.com/EDWeX.png

    1. Seleções Simples

    Inicialmente discutiremos as seleções simples. São elas as formas básicas, como quadrados, retângulos e círculos.


    Essas seleções se assemelham muito àquelas que podem ser feitas no Paint e podem não somente ser pintadas, como editadas depois, elas são bastante úteis para recortes de imagens ou prints-screens, como as usadas nessas aulas.

    2. Os modos de seleção

    Um dos recursos mais úteis das seleções são seus modos. Esses modos se encontram na posição indicada na imagem, toda vez que você seleciona uma ferramenta de seleção.


    São 4 modos de seleção que permitem alterações dentro ou fora da seleção em que você estiver trabalhando.


    1-Modo Normal: não tem segredos, ele seleciona uma area qualquer que você quiser, sem interferência de qualquer outra seleção.
    2-Modo Adição: como diz o nome é um modo que visa a adição de mais seleção. Com uma seleção já feita, você pode, no modo de adição, fazer uma segunda seleção e as duas seleções serão "somadas" formando uma seleção única.
    3-Modo Subtração: tem a mesma ideia de execução da adição, mas como subtração. Lembrando que a subtração de duas seleções que não se toquem será uma seleção zerada.
    4-Modo Intersecção: a intersecção entre duas seleções será aquilo que pertence a ambas as seleções, seu funcionamento é, basicamente, o inverso da subtração e, assim como ela, a intersecção de duas seleções que não se tocam será uma seleção vazia.

    A imagem abaixo mostra o funcionamento de todos esses modos, que foram aplicados sobre a seleção original do quadrado azul.



    3. Seleções Avançadas

    O tipo de seleção mais importante quando se trabalha com a maioria dos tipos de imagens. Essa seleção permite seleções totalmente customizáveis, selecionando toda e qualquer parte da imagem que a pessoa desejar. Obviamente esse é, também, o modo mais difícil de se fazer uma seleção. Existe mais de um método de seleções avançadas e cada designer se adapta melhor a cada um deles. A primeira ferramenta para esse uso é a Lasso Tool que permite uma edição totalmente livre e solta mas, assim como pintar com um pincel no Paint, ela é realmente livre e está sujeita a falhas por conta da sua própria mão. A Polyogonal Lasso Tool possui uma funcionalidade quase igual, mas permite a criação de ilimitadas linhas retas para fazer a seleção, também é livre, mas não com a mesma liberdade da anterior. Por fim, a ferramenta Magnetic permite, para algumas imagens, uma seleção muito boa, mas depende da diferenciação dos pixels da imagem, por exemplo, a diferença da cor da camisa de um jogador para o fundo da sua foto.

    Sugiro a todos que usem essa ferramenta um pouco e treinem seu uso, a Polygonal Lasso Tool é uma das mais usadas para a seleção avançada e por isso deve ser bem trabalhada. Encontrem seu ponto de conforto com essas ferramentas e solucionem toda as dúvidas por esse mesmo tópico.

    Por fim, falaremos da forma avançada de seleção mais usada, inclusive por mim. Além de ser a que possui a melhor quantidade de liberdade(em exclusão óbvia a Lasso Tool) para as seleções e também a maior facilidade de criá-las. Essa é a Pen Tool.

    A Pen Tool pode criar pontos para a criação de uma seleção. Para simplificar, a Pen Tool cria vértices de um polígono que pode ter lados ilimitados e por isso permite criar uma seleção quase perfeita na maioria das imagens, dependendo apenas do olho do editor. Apesar de ser bastante fácil em seu uso, a Pen Tool exige prática para a realização de seleções de bom nível e por isso demanda paciência para seu uso. Lembrando que para finalizar uma seleção com a Pen Tool, você deve fechar o polígono criado pela Pen Tool, clicar com o botão direito na sua imagem(ainda com a Pen Tool selecionada) e clique em Make Selection e dando OK logo em seguida.

    A imagem abaixo mostra uma seleção parcial feita pela Pen Tool.



    4. Edições em seleção

    Além de permitir pinturas, as seleções permitem a edição nas areas selecionadas, como tratamento de imagem por exemplo. Abaixo vai um exemplo de um tratamento de imagem feito a toda uma imagem e apenas a uma area selecionada.





    5. Trabalho

    Com os conceitos de seleção apresentados, chegou a hora de praticar. O aluno deve pegar uma foto qualquer e cortar o fundo da mesma, mantendo a imagem principal, como uma pessoa em uma foto. O ponto mais importante é eliminar o máximo possível do fundo, é permitido também o uso da borracha, caso o aluno ache necessário. A entrega do trabalho deverá ser entregue com o PSD do seu trabalho que deverá ter pelo menos duas camadas. A primeira camada deverá conter a imagem original, ainda com seu fundo, a segunda deve ter a imagem recortada por você. É permitido que o aluno adicione mais camadas com edições parciais do trabalho, mas as camadas pedidas para o trabalho devem ser BEM INDICADAS, seja no próprio trabalho ou por comentário na sua entrega. O prazo de entrega será de uma semana


    Lista de Presença:

    Rafael Augusto
    Nino Fidalgo
    Brunno Leonardo
    Gabriel Hinsch
    Bruno Gouvêa
    Augusto Cesar
    João Victor Ayres
    Lucas
    Rodrigo de Lima Felipe
    Renan Rodrigues


    _________________________________________________________________________________
    e assim termina...
    avatar
    nfidalgo
    Means Business
    Means Business

    Mensagens : 434

    Ficha do personagem
    Nome do Jogador: Nino Fidalgo
    Time do Jogador: Pittsburgh Steelers
    Idade do Jogador: 24 anos

    Re: Aula 1 - Seleção

    Mensagem por nfidalgo em 13/10/2011, 09:26

    entendido.

      Data/hora atual: 15/11/2018, 07:55