Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Introdução e dúvidas
29/2/2012, 17:57 por xXThexSlashXx

» Aula 1 - Seleção
13/10/2011, 09:26 por nfidalgo

» Aula 0 - Introdução
28/9/2011, 17:14 por Caio_Gaucho

» Grupo no MSN
27/9/2011, 00:07 por Caio_Gaucho

» Inscrições
26/9/2011, 23:52 por Caio_Gaucho

» Programas Essenciais
24/9/2011, 15:35 por Caio_Gaucho

Contador de Visitas

free counters

Estatísticas

Os nossos membros postaram um total de 38518 mensagens em 1810 assuntos

Temos 1373 usuários registrados

O último usuário registrado atende pelo nome de Fábio Rito

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

    Aula 0 - Introdução

    Compartilhe
    avatar
    Caio_Gaucho
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 317

    Aula 0 - Introdução

    Mensagem por Caio_Gaucho em 26/9/2011, 23:46



    Uma boa noite a todos. Começamos hoje nosso curso de design, nível iniciante. Neste curso todos vocês aprenderão o básico sobre design, focado principalmente no Photoshop. Peço paciência a todos que estão participando deste curso pois o mesmo pode parecer meio lento ou entediante em alguns momentos mas eu realmente quero focar em todos os pontos que considero importante desse programa, para que nenhum dos participantes saia daqui sem saber algum ponto essencial para seus futuros trabalhos. Gostaria também de avisar que eu não sou dono da verdade, vocês podem sim me corrigir sobre qualquer coisa que considerarem que eu ensinei errado ou qualquer coisa do tipo, estou sempre aberto a críticas também, aqui estamos todos aprendendo, sempre!

    Para esta primeira aula, vamos tentar explorar minunciosamente a janela principal do Photoshop e todas as suas ferramentas e janelas básicas. Para esta primeira aula, as coisas serão meio diferentes. Eu não pedirei nenhum trabalho de aplicação e nem cobrarei a "presença" portanto ficará a cargo e consciência de cada um ler esta aula. Quero deixar bem claro apenas que os conceitos apresentados hoje são sim importantes.. o básico é de onde se começa, por isso eu peço real atenção para tudo que eu escrever hoje. Esta aula também pode ser usada para consultas futuras. Chega de falação e comecemos o curso


    Imagem 1

    Primeiro, vamos falar da barra de ferramentas que, habitualmente, se encontra do lado esquerdo da janela do programa. A maneira mais fácil de localizá-la é procurando os dois quadrados de cores que ficam no fim dessa barra. Ela contém todas as ferramentas básicas e essenciais do Photoshop, praticamente tudo que você fizer partirá daqui.



    Imagem 2

    1 - Move Tool
    Uma das ferramentas mais básicas de um programa de edição de imagens. Ela permite movimentar uma camada que esteja selecionada ou mesmo parte dela, dependendo da seleção feita.

    2 - Marquee Tool
    Outra ferramente bastante básica em programas de edição. Ela cria seleções que, posteriormente, podem servir para serem preenchidas, recortadas, copiadas, movidas e até mesmo deletadas. Essa ferramenta possui quatro formatos diferentes de seleção. A retangular, a circular e as duas retangulares simples que criam seleções finas de 1 pixel. Para essa última, é possível fazer seleções verticais e diagonais.

    3 - Lasso Tool
    Uma ferramenta um pouco mais avançada mas que também tem uso exclusivo para seleção de imagens. Ela, porém, cria seleções completamente livres, sendo permitido que você literalmente desenhe a seleção que desejar fazer. Existe também a opção da Magnetic Lasso Tool, onde a seleção será orientada por linhas retas(mas livres) e a Magnetic Lasso Tool que procura criar uma seleção em torno de pixels de cores parecidas(apesar da teórica eficiência, essa ferramenta não é das mais recomendadas para fazer seleções para tirar fundos brancos de imagens por exemplo).

    4 - Quick Selecion Tool
    A Quick Selecion Tool é uma das mais úteis para seleção de fundos brancos ou que sejam monocromáticos(ou próximos disso). Para tal uso, porém, a Wand Tool é mais recomendada, já que ela inclusive possui um filtro de tolerância, que permite que você configure qual o nível de diferença entre os pixels que será ignorada pelo programa para fazer sua seleção.

    5 - Crop Tool
    A Crop Tool é, como o seu nome mesmo diz, uma ferramenta de corte. Ela permite cortar partes de sua imagem e descartá-las de seu trabalho, normalmente diminuindo suas resoluções. Na prática, é basicamente retirar pedaços da imagem de seu trabalho. A Slice Tool, por sua vez, permite de fato dividir sua imagem em pedaços e, caso necessário, retirá-las da mesma.

    6 - Eyedropper Tool
    Uma ferramenta puramente auxiliar. Ela possui dois estilos de "contadores de gotas" que permitem extrair a cor de alguma parte da imagem trabalhada. A Ruler Tool permite a criação de "réguas" temporárias que podem auxiliá-lo em seu desenho. Por fim, a Note Tool permite criar notas no meio do desenho, que podem conter observações pertinentes ao trabalho ou a medidas a serem tomadas no futuro.

    7 - Red Eye Tool
    Esta é uma ferramenta bastante usada em tratamento de fotos, o famoso "Photoshop" que tanto ouvimos falar nas revistas Playboy e afins. Ele permite grandes cópias de partes de imagem e transferência para outras áreas. Por exemplo, é possível "retirar" uma parte do rosto de uma pessoa que esteja lisa e colocá-la por cima de uma espinha, cobrindo-a com a própria pele da pessoa. Além disso, possui uma ferramenta auxiliar de correção de olhos vermelhos. Tal ferramenta não será muito explorada em nosso curso, mas seu uso aprofundado pode ser encontrado com facilidade na internet.

    8 - Brush Tool
    Voltando a um tipo de ferramenta básica. A Brush Tool é nada mais que um pincel, que pode assumir vários formatos, tamanhos, cores e níveis de transparência. Contém também uma ferramenta de lápis, que permite riscos mais finos e retos. Também contém ferramentas de reposicionamento de cor e mistura de cor.

    9 - Clone Stamp Tool
    Outra ferramenta muito usada para tratamento de fotos. Semelhante ao uso da Healing Tool, ela copia partes de uma imagem e permite dar "carimbadas" dessa parte copiada sobre outras partes. A diferença básica entre as duas é que a Clone Stamp realmente copia a imagem e a cola sobre outra parte, enquanto a Healing seleciona o pedaço e o "joga" por cima da área desejada.

    10 - History Brush Tool
    Uma ferramenta ligeiramente complicada de se utilizar. Ela permite uma função consideravelmente estranha. Permite pintar o "passado". Pintando sobre uma área do trabalho, ela apagará o seu último comando realizado naquela área e o substituirá pelo comando anterior a este. Por exemplo, se você pintou uma parte de preto e em seguida de vermelho, ao passar esse brush, a parte pintada voltará a ser preta.

    11 - Eraser Tool
    Uma ferramenta que não necessita de maiores explicações. Assim como o Brush, também permite vários formatos e tamanho, além de níveis de transparência. As ferramentas Background Eraser e Magic Eraser, assim como no caso do Magnetic Lasso Tool são bastante limitadas e não permitem seleções realmente confiáveis.

    12 - Gradient Tool
    A ferramente básica de preenchimento. Você pode usar também o Paint Bucket, o famoso balde de tinta, para pintar camadas inteiras ou seleções de uma cor única ou com "patterns" pré-salvos. O Gradient Tool permitirá preenchimentos com duas ou mais cores, gerando um gradiente entre elas.

    13 - Blur/Sharpen/Smudge Tool
    Todas as ferramentas possuem uma função básica. Mexer no foco da imagem. A Blur Tool deixará sua imagem mais desfocada e a Sharpen Tool a deixará mais nítida(tenha em mente que isso nem sempre é bom). Já a Smudge Tool borrará a sua imagem como uma verdadeira pintura, jogando cores uma sobre as outras e distorcendo suas imagens.

    14 - Dodge/Burn/Sponge Tool
    Essas ferramentas tem um funcionamento muito semelhante a anterior. Só que agora as ações serão aplicadas as cores. Dodge Tool clarearão a imagem, Burn Tool a escurecerão e a Sponge Tool também a borrará ligeiramente, misturando as cores da imagem.

    15 - Pen Tool
    Com muitas variantes, a Pen Tool é uma das ferramentas mais importantes do Photoshop. Ela permite a criação de seleções ou vetores de qualquer formato e tamanho. É com ela que criações em formatos singulares, como escudos, são normalmente feitas, já que permite realizar curvas com grande facilidade. Você deve ter se perguntado se a ferramenta Lasso Tool não seria mais eficiente nesse caso, mas isso não é verdade. Pense que a Lasso Tool é um verdadeiro lápis e você teria de desenhar qualquer seleção de fato, risco a risco, curva a curva. Já a Pen Tool tem uma grande quantidade de mini-ferramentas que permitirão a criação de curvas perfeitas, com o nível que você desejar, bem como linhas retas da maneira como você quiser. Essa ferramenta será bastante explorada em aulas futuras.

    16 - Text Tool
    Ferramenta auto explicativa. A única coisa importante a ressaltas é o número de opções de texto que o Photoshop permite, deste textos na horizontal, vertical, como textos realmente estilizados. Tudo isso será explorado mais a frente.

    17 - Path/Direct Selecion Tool
    Lembrando muito um mouse, essa dupla de ferramentas permite fazer seleções rápidas sobre trabalhos já realizados. Ela cria seleções no perímetro que você selecionar, procurando, assim como outras ferramentas, por pixels semelhantes para realizar esta seleção.

    18 - Shape Tool
    Contendo várias opções, essa ferramenta se aproxima ao retângulo do Paint. Ela permite criar formas como retângulos, círculos, polígonos e até formas abstratas. A grande diferença dessa ferramenta para as de seleção é que as imagens criadas aqui serão vetores e não simples seleções pintadas. O conceito de vetores será introduzido em aulas futuras.

    19 - Hand/Rotate View Tool
    Ferramenta com uso bastante restrito. Ele permite movimentar e girar toda a imagem mesmo, alterando toda a forma do trabalho;

    20 - Zoom Tool
    Ferramenta auto explicativa. O zoom realizado por ela pode ser verificado no rodapé esquerdo da página.

    21 - Paleta de Cores
    Com funcionamento muito semelhante a maioria dos programas de imagens mais simples, a paleta de cores trabalha no padrão RGB e permite a criação da maioria das cores que forem necessárias para os trabalhos que forem ser realizados.


    Com isto, encerro a primeira parte dessa aula. Amanhã postarei a segunda parte da aula, onde falarei do outro lado da janela do Photoshop, onde estão os menus de camadas e muito mais. Como exercício não obrigatório, gostaria que todos realmente fuçassem em todas as ferramentas apresentadas hoje e tentem fazer algum uso delas. O tópico é aberto a dúvidas que também podem ser sanadas por MSN. Em breve será criado um grupo da sala para que a nossa comunicação se torne mais fácil. Obrigado a todos os alunos.

    FIM DA PARTE 1


    _________________________________________________________________________________
    e assim termina...
    avatar
    Renan Rodrigues
    Superb
    Superb

    Mensagens : 1174
    Localização : Olinda - PE

    Ficha do personagem
    Nome do Jogador: Renan Rodrigues
    Time do Jogador: The Cheerleaders
    Idade do Jogador: 27

    Re: Aula 0 - Introdução

    Mensagem por Renan Rodrigues em 27/9/2011, 15:15

    Muito bom, tudo lido! Qual o Photoshop que tu tá usando nessa aula?



    _________________________________________________________________________________
    avatar
    renanzinhofluzao
    Good
    Good

    Mensagens : 638
    Localização : Barueri, São Paulo

    Re: Aula 0 - Introdução

    Mensagem por renanzinhofluzao em 27/9/2011, 16:01

    .rev. .... mto boa
    avatar
    Caio_Gaucho
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 317

    Re: Aula 0 - Introdução

    Mensagem por Caio_Gaucho em 27/9/2011, 19:53

    Renan Rodrigues escreveu:Muito bom, tudo lido! Qual o Photoshop que tu tá usando nessa aula?


    CS5


    _________________________________________________________________________________
    e assim termina...
    avatar
    nfidalgo
    Means Business
    Means Business

    Mensagens : 434

    Ficha do personagem
    Nome do Jogador: Nino Fidalgo
    Time do Jogador: Pittsburgh Steelers
    Idade do Jogador: 24 anos

    Re: Aula 0 - Introdução

    Mensagem por nfidalgo em 27/9/2011, 20:22

    lido e aprendido
    avatar
    Caio_Gaucho
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 317

    Re: Aula 0 - Introdução

    Mensagem por Caio_Gaucho em 28/9/2011, 17:14



    Para a segunda e última parte dessa aula introdutória vamos falar da barra lateral direita do Photoshop que possui uma série de atalhos e sub-ferramentas bastante importantes para qualquer tipo de trabalho que possa ser feito.


    Imagem 1

    Apesar de não possuir nenhuma ferramenta de fato, essa barra possui muitas janelas de trabalho, como o misturador de cores, a janela de ajustes, máscaras e, como a mais importante, a janela de controle de camadas(que será explorada mais a fundo nessa aula).


    Imagem 2


    1 - Color
    Esta é a aba principal do programa quando o assunto é cores. Nele você pode abrir a paleta de cores RGB(que também é acessível na lateral esquerda) clicando em uma das cores selecionadas no momento. Também é possível misturas cores no blender dessa aba colocando quantos tons de vermelho, azul e verde achar necessário. Também é possível acessar a maioria das cores RGB através da barra de cores no final da aba.

    2 - Swatches
    Uma aba de uso bastante útil em trabalhos onde uma mesma cor é usada diversas vezes. Ele constrói um quadro com várias cores básicas, além de tons especiais das cores básicas, como o vermelho e o azul. Além disso, você também pode armazenar cores que criadas durante a realização de um trabalho para uso posterior.

    3 - Styles
    Uma ferramenta auxiliar bastante útil no Photoshop. Ele armazena estilos de trabalho que você realiza. Todo e qualquer style pode ser montado dentro do "blending options", mas alguns são bastante trabalhosos e por isso salvar o style pode ser bastante útil. A criação de styles será aprofundada mais adiante. Para efeito de exemplo, as letras de título da aula foram escritas pela ferramenta de texto e, em seguida, dois styles pré-salvos foram aplicados.

    4 - Adjustments
    Uma aba que possui alguns comandos ligeiramente avançados. Esses ajustes podem ser aplicados sobre camadas de seu trabalho, ajudando a modificar suas cores, iluminação e tratamento. Este recurso será melhor explorado em aulas mais avançadas.

    5 - Masks
    As máscara são um recurso muito útil em vários tipos de trabalhos. Elas permite que você pegue partes de alguma outra imagem, ou mesmo o seu próprio trabalho modificado de alguma forma, e o insira por partes sobre o seu trabalho. Essa inserção pode ser feito por pinceladas do brush ou ligeiras apagadas da borracha.

    6 - Layers
    De longe, a aba mais importante do programa. Nela ficam contidas todas as camadas(layers) que você fizer em seus trabalhos. Uma camada é representada por uma parte de seu trabalho e, normalmente, qualquer tipo de montagem no Photoshop é feito separadamente em camadas, porque permite uma melhor dinâmica na edição. Por exemplo, em uma assinatura, o fundo é feito em uma layer(algumas vezes até mais), a render em outra layer(figura do jogador), os efeitos em outra layer, o texto em outra e por ai vai. Em um escudo cada "pedaço" do escudo, como seu contorno, algum detalhe específico, seu formato base, é colocado em uma layer diferente.

    Layers:

    6.1 - Tipo de Camada - Grupo
    Os grupos são como pastas. Eles podem armazenar uma ou mais layers e qualquer modificação no grupo alterará todas as layers contidas nesse grupo. Os grupos são úteis quando várias layers realizam uma única função no trabalho ou montagem. Também são úteis para organização de trabalhos grandes e que contenham um grande número de layers. Como exemplo, os PSD's de camisas de futebol que muitos aqui já utilizaram, contém vários grupos para melhor separar os designs entre suas marcas.

    6.2 - Tipo de Camada - Ajustes
    As camadas de ajustes podem ser criadas com a ajuda do botão azul na imagem acima. Assim que selecionar algum tipo de ajuste, você será direcionado a aba de ajustes, onde configurará todo o ajuste que desejar fazer.

    6.3 - Tipo de Camada - Texto
    Criada através da ferramenta de texto, essa camada é especial pois ainda permite qualquer edição ao texto adicionado ao trabalho. Existe uma opção sobre esse tipo de camada chamada "Rasterize". Tal comando vai transformar uma camada de texto em uma camada comum, não mais permitindo edição do texto.

    6.4 - Tipo de Camada - Máscara
    A camada de máscara pode ser acessada pelo botão vermelho da imagem acima. Assim como com o botão ajustes, ao clicar nesse botão você direcionado a aba de máscaras, onde poderá configurá-la e posteriormente usá-la para editar sua imagem.

    6.5 - Tipo de Camada - Camada Normal
    A camada habitual. Tudo pode ser adicionado nela, desde cores, até texturas e textos rasterizados. Todas os outros tipos de camadas(com exclusão dos grupos) podem ser convertidos para esse tipo de camada. Ela é totalmente editável, diferente dos outros tipos, que possuem limitações.

    Vermelho - Criação de máscaras, já explicado
    Azul - Criação de camada de ajustes, já explicado
    Verde - Cria um grupo na sua aba de layers.
    Amarelo - Cria uma nova camada normal em sua aba de layers.
    Rosa - Apaga a layer seleciona de qualquer tipo

    7 - Channels
    A aba channels ajuda a controlar as cores do modo RGB de modo separado. É possível, por exemplo, realçar o vermelho de algum trabalho ou retirar um pouco do tom azul da imagem. Existem também edições mais avançadas nesse modo, que permitem fazer seleções a partir de imagens em preto e branco.

    8 - Paths
    Sem possuir um uso realmente grande, a aba Paths armazena toda e qualquer layer além da comum e toda a modificação que ela cria. Se você apagar o Path de alguma máscara ou ajuste, a modificação na sua imagem será eliminada, mas a layer que criou tal modificação permanecerá intacto.

    9 - History
    A aba History armazena, com algum limite, todas as ações realizadas por vocês durante algum trabalho. Entrando nela, é possível procurar alguma ação falha e retornar até a alguma ação anterior ao erro.


    Com isso, encerro a introdução a janela principal do Photoshop. Obviamente ainda faltam falar de vários comandos que só estão contidos na barra superior, como os filtros e comandos avançados de seleção. Tudo isso será falado em várias aulas de diferentes assuntos. Como avisei na primeira parte da aula, essa aula não tem exercício obrigatório mas eu peço que vocês fucem nos conceitos apresentados hoje e que procurem dúvidas para saná-las aqui, porque a falta do conhecimento desses conceitos básicos será uma grande deficiência nas aulas futuras. Estou sempre disponível por MP, por esse mesmo tópico e também pelo group da sala.

    FIM A AULA 0


    _________________________________________________________________________________
    e assim termina...

    Conteúdo patrocinado

    Re: Aula 0 - Introdução

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 15/11/2018, 07:05